Aquecimento Individual.

Começo: 9hrs da manhã.
Duração: 15 minutos.
Objetivo: Começar uma climatização para o teatro. Esquecer os problemas do mundo lá fora. Começar a criar concentração e foco necessários. Avisar o corpo que vamos trabalhar.
Exercício:

Achar um espaço seu na sala, buscar sua base, enraizar bem os pés no chão. balançar levemente o corpo em busca da base ideal. Lembre-se pés paralelos, distantes mais ou menos “um pé” um do outro. Joelhos levemente semi dobrados. Quadril encaixado. Corpo relaxado. Uma vez na base, procure um foco, uma vez focado, comece a série de exercícios para mexer o corpo, dos pés a cabeça em movimentos circulares para esquerda e para direita. Lembrar-se do foco, não perder o foco durante todo o exercício. Lembrar também de manter uma respiração constante e fluída.

A respiração é uma das bases para o teatro. No palco temos a nossa respiração. Temos a respiração do grupo, a respiração da peça, a respiração do personagem, a respiração do ator. Treinar sua respiração faz parte do processo de se tornar ator.

Seqüência feita, enrolar a coluna descendo, relaxar e subir três vezes.

Em seguida descer enrolado a coluna e ir até o chão sentando-se, mantendo um foco e aguardando início da parte coletiva.

A Voz

A voz é para o teatro o que as cores são para a música. O ator deve tentar preencher todo o espaço cênico, com controle e noção apurada de sua voz. Isso sem perder a espontaneidade, o sentimento e a intenção. Algumas dicas sobre o cuidado que devemos ter com esse precioso instrumento são chatas e difíceis de seguir, porém essenciais. Evitar excessos com bebidas geladas e quentes, evitar desgastes com o uso descontrolado da voz, com gritos e berros desprovidos de uma técnica são exemplos de zelo. Em dias de apresentação, o ideal é ter uma boa hidratação, evitar bebidas e comidas gordurosas, tais como chocolate, leite, queijo cremoso e etc. fazer um bom aquecimento das cordas vocais e posterior a peça um bom relaxamento das mesmas.

Um bom treinamento para a voz no teatro é bastante amplo, alguns exercícios interessantes de serem buscados dia a dia e não só no encontro diário são:

-> liberar tensões, relaxar ombro e pescoço, buscando uma respiração mais constante e profunda. procurar com massagens manuais relaxar a mandíbula, a língua e a bochecha.

-> treinar uma dicção precisa. usar trava-línguas.

-> aprender a respirar direito. estimular a respiração nasal, respiração livre e suave.

Em processo mais avançado, a voz não deixa de ser importante e ter diversas possibilidades de trabalho:

-> o ritmo, a dicção e a musicalidade da fala pode surgir através da busca por diferentes pontos de articulação, diferentes maneiras de mover a boca.

-> projeção vocal: doutrinar a voz para que se tenha noção e consiga-se usar de maneira adequada a voz para atingir qualquer ponto do espaço cênico.

-> expressões faciais: a busca da transmissão não só pela voz do sentimento e sim pelos músculos faciais, um pequeno músculo pode definir raiva, tristeza ou felicidade.

-> sotaques: o treino pode ser buscando uma ou duas sílabas bastante características do sotaque desejado e incorpora-las no dia a dia.

Um exercícios para os que tem dificuldade com a potência vocal é bastante simples: Procure ler em voz alta todos os dias. Tente ler imaginando uma pessoa a 1 metro de distância, depois imagine a pessoa a 5 metros, a 15 metros. Visualize o seu quarto, a pessoa no seu quarto, a pessoa na cozinha, a pessoa na rua, tente ler para que todos esses seres escutem. Se possível vez ou outra pedir auxílio de alguém para saber se existe progresso e de fato está ganhando potência.

Respiração e Fala.

Exercício de respiração:

Respirar e falar em um único fôlego, as seqüências que vão aumentando. O objetivo é ir exercitando e procurar treinar o seu controle do ar.

-> Este é o João.
-> Esta é a casa do João.
-> Este é o grão que estava na casa do João.
-> Este é o rato que comeu o grão que estava na casa do João.
-> Este é o gato que matou o rato que comeu o grão que estava na casa do João.
-> Este é o cão que assustou o gato que matou o rato que comeu o grão que estava na casa do João.
-> Esta é a vaquinha do chifrinho torto que espantou o cão que assustou o gato que matou o rato que comeu o grão que estava na casa do João.
-> Esta é a moça fraquinha e sozinha que ordenhou a vaquinha do chifrinho torto que espantou o cão que assustou o gato que matou o rato que comeu o grão que estava na casa do João.
-> Este é o moço pobrezinho e magrinho que beijou a moça fraquinha e sozinha que ordenhou a vaquinha do chifrinho torto que espantou o cão que assustou o gato que matou o rato que comeu o grão que estava na casa do João.
-> Este é o padre sem barba e bigode que casou o moço pobrezinho e magrinho que beijou a moça fraquinha e sozinha que ordenhou a vaquinha do chifrinho torto que espantou o cão que assustou o gato que matou o rato que comeu o grão que estava na casa do João.
-> Este é o galo que canta e sacode que acorda o padre sem barba e bigode que casou o moço pobrezinho e magrinho que beijou a moça fraquinha e sozinha que ordenhou a vaquinha do chifrinho torto que espantou o cão que assustou o gato que matou o rato que comeu o grão que estava na casa do João.
-> Este é o fazendeiro semeando o grão que guardou o galo que canta e sacode que acorda o padre sem barba e bigode que casou o moço pobrezinho e magrinho que beijou a moça fraquinha e sozinha que ordenhou a vaquinha do chifrinho torto que espantou o cão que assustou o gato que matou o rato que comeu o grão que estava na casa do João.
-> Este é o cavalo e o cão e a corneta que são do fazendeiro semeando o grão que guardou o galo que canta e sacode que acorda o padre sem barba e bigode que casou o moço pobrezinho e magrinho que beijou a moça fraquinha e sozinha que ordenhou a vaquinha do chifrinho torto que espantou o cão que assustou o gato que matou o rato que comeu o grão que estava na casa do João.